a) Pegue uma lata destas de 18 litros (quadrada), e faça um furo na
tampa compatível com o diâmetro do galho que você vai plantar. Fure o canto da lata e introduza uma mangueira (0,5 m) destas de jardim.
Escolha um galho com boas curvas e que tenha já tenha dado frutos.
introduza o galho no buraco feito na tampa da lata. A parte do galho que vai ficar dentro da lata deve ser descascada. Encha a lata de água e coloque a tampa com o galho e enterre a lata no chão de forma que a terra fique pelo menos 30 cm acima da lata. Vá repondo água pela mangueirinha toda a semana. Em pouco tempo sua jaboticabeira estará enraizada e dando frutos. A lata com o tempo enferruja e apodrece.

b) Escolha um galho que já deu frutos pode ser da grossura de um punho. Serre a parte que vai ser fincada no chão em forma de cruz. Depois, a parte serrada deve ser apontada na forma de um lápis. Escolha o local que vai plantar e finque (utilize alguma coisa para bater) a estaca no chão. Após fincada, coloque esfagno(musgo) sobre a estaca e amarre com com filme de embalar alimento, de forma que você possa molhar de vez em quando. Aguarde os resultados.

Brevemente vou postar fotos para mostrar como se faz.

Vai abaixo algumas fotos do processo em embalagem pequena e galhos pequenos.

foto 1: galhinho de jabuticaba que já deu frutos com a base descascada para colocar no frasco.
Frasco de plástico já com a mangueirinha para repor a água.
A parte descascada vai dentro do frasco
Foto2:
O galho já esta colocado no frasco e os furos selados. Não utilize silicone pois nos meus experimentos provou que não faz bem para a planta.

Foto 3:
O conjunto foi colocado em uma estufinha feita de garrafas pet e plantado na areia. O substrato pode ser variado. Lembrando que o substrato deve cobrir o frasco e sobrar um percentual por cima onde o galho vai enraizar.
Esta sequencia de fotos é para ilustrar o processo. O tamanho do frasco, do galho e da estufa podem ser maiores. Pode-se plantar também sem a estufa, mantendo o conjunto à sombra até o enraizamento.

foto 4: Escolha um galho de jabuticabeira;
Foto 5: Descasque a parte que vai ficar dentro da lata;
Foto 6: Arranje uma lata de 18 litros e uma mangueira;
Foto 7: Faça um furo no centro da tampa para o galho e um no canto para a mangueira;
foto 8: Insira o galho no furo do centro e a mangueira no furo do canto. O conjunto deve agora ser enterrado até o nível da linha vermelha. (no mínimo uns 10 cm acima da lata). Encha a lata de água pela mangueira e mantenha o nível repondo a água de vez em quando. O enraizamento se dará na parte acima da lata.
Vamos ilustrar o processo B

Foto 1: escolha um galho de jabuticabeira de bom diâmetro;

Foto 2: Serre a ponta do galho em forma de cruz;
Foto 3: Aponte o galho na forma de um lápis(a ponta é a parte que foi serrada em cruz);

Foto 4: Escolha o local de plantio e finque o galho a marretadas para que a ponta em cruz se abra dentro do chão. Feito isto, amarre uma trouxa de saco de aninhagem com esterco bem curtido na parte de cima do galho. Mantenha o conjunto sempre úmido. Se a intenção é fazer bonsai é melhor plantar o conjunto em local sombreado.